História do cristianismo nos Estados Unidos

Mayflower in Plymouth Harbor, by William Halsall, 1882









O cristianismo foi introduzido na América do Norte, pois foi colonizado pelos europeus a partir dos séculos 16 e 17. Os espanhóisfranceses e britânicos trouxeram o catolicismo romano para as colônias da Nova EspanhaNova França e Maryland, respectivamente, enquanto os povos do norte da Europa introduziram o protestantismo na Colônia da Baía de MassachusettsNova Holanda, Colônia da VirgíniaColônia da CarolinaTerra Nova e Labrador, e no Baixo Canadá. Entre os protestantes, os
adeptos do anglicanismometodismoIgreja Batistacongregacionalismopresbiterianismoluteranismoquakerismomenonita e da Igreja Morávia foram os primeiros a se estabelecer nos EUA, espalhando sua fé no novo país.

Hoje, a maioria dos cristãos nos Estados Unidos são protestantes, evangélicos ou católicos romanos. 

Início da era colonial


Como os espanhóis foram os primeiros europeus a estabelecer assentamentos no continente da América do Norte, como Santo Agostinho, Flórida, em 1565, os primeiros cristãos no território que viria a se tornar os Estados Unidos eram católicos romanos. No entanto, o território que se tornaria as Treze Colônias em 1776 foi amplamente povoado por protestantes devido aos colonos protestantes que buscavam liberdade religiosa da Igreja da Inglaterra (est. 1534). Esses colonos eram principalmente puritanos da Ânglia Oriental, especialmente pouco antes da Guerra Civil Inglesa (1641-1651); havia também alguns anglicanos e católicos, mas estes eram muito menos numerosos. Devido à predominância de protestantes entre os que vinham da Inglaterra, as colônias inglesas tornaram-se quase inteiramente protestantes na época da Revolução Americana.


Por Wikipédia





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tito destrói Jerusalém ano 70 da Era cristã

C.. 205 Orígenes começa a escrever

Justino Mártir escreve sua Apologia ano 150 d.C